‘Missão é colocar o Governo na rua, ouvir as pessoas e conversar olho no olho’, afirma Boulos

Com o Palácio do Planalto lotado com representantes de movimentos sociais e cidadãos e cidadãs de todo o país, Guilherme Boulos foi empossado no cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República em uma cerimônia com momentos marcados pela emoção. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 29. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, de ministros e ministras do governo e de parlamentares.

O presidente Lula me deu a missão, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, de ajudar nessa reta final do seu terceiro mandato, a colocar o governo na rua, a rodar todos os cantos desse país. ouvir as pessoas, conversar olho no olho, ter a humildade de ouvir críticas e, ao mesmo tempo, apresentar o que o nosso governo tem feito pelo povo brasileiro, pela maioria do nosso povo”, disse Boulos em seu discurso.

Segundo ele, a proposta é dialogar com todos, “não só com quem já concorda com a gente”. “Dialogar com os entregadores de aplicativo que estão aqui representados, com os motoristas de Uber, junto e liderado pelo meu companheiro Luiz Marinho, ministro do Trabalho. Dialogar com os pequenos empreendedores, dialogar com a população em situação de rua, dialogar com o povo das periferias desse país”, afirmou o novo ministro.

O ministro Boulos emocionou-se ao citar companheiros e companheiras do movimento social em que construiu sua trajetória de luta. “Aos meus companheiros e companheiras do movimento social, minha escola de vida, minha escola de luta. Aqui eu estou vendo, eu prometi que quando falasse desses companheiros eu não ia chorar e vou tentar cumprir a promessa. Mas gente que a gente amassou muito barro junto, como se diz lá em São Paulo, comemos muito quilo de sal junto, fizemos muita luta junto. Tia Cida, Cris, Simone, Maria Ferraz, companheiros que muitos deles não tiveram a oportunidade de sentar num banco de escola. Mas me ensinaram muitas lições que eu não aprendi com nenhum professor na universidade. Me ensinaram o valor da solidariedade, do trabalho conjunto, de repartir o pão, da convivência coletiva. É a esses companheiros, acima de tudo, que eu quero honrar como ministro do presidente Lula.”

Aos 43 anos, Guilherme Boulos é deputado federal por São Paulo e foi o parlamentar mais votado do campo progressista em todo o país nas eleições de 2022, com mais de 1 milhão de votos. Nascido em São Paulo, é professor e psicanalista, graduado em Filosofia e mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Com quase duas décadas de atuação no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Boulos construiu uma trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais e da democracia.

RECONSTRUÇÃO – O ex-ministro Márcio Macêdo participou da posse e ao discursar destacou as realizações da Secretaria-Geral sob seu comando, desde a reconstrução dos canais de participação social até a realização do G20 Social e ressaltou a continuidade do trabalho. “Deixo esta missão convicto de que a participação social não volta mais para a gaveta. A chave agora é coletiva, é de vocês, os movimentos sociais organizados neste país. Quero, com meu respeito e apoio, desejar ao ministro Guilherme Boulos uma grande e fecunda gestão. Entrego uma transição transparente de valorização ao legado que deixamos na participação social”, afirmou Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *