O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iluminou a fachada da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal, com a cor amarela durante este mês de setembro. A iniciativa tem como objetivo jogar luz sobre a pauta do Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
A iluminação reforça a necessidade de instituições e sociedade cívil discutirem a saúde mental, prestarem apoio a quem precisa e fortalece o combate ao estigma associado à autocuidado mental. O gesto simbólico se une a diversas outras instituições e promove o entendimento de que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade de toda a população.
Setembro Amarelo
A campanha do “Laço Amarelo” ou “Yellow Ribbon” começou nos Estados Unidos em 1994. Um jovem de 17 anos chamado Mike Emme tirou a própria vida. Ele havia restaurado um carro no modelo Mustang de 1968 e o pintou na cor amarela. Familiares e amigos não perceberam que ele não estava bem mentalmente e o encontraram sem vida dentro do automóvel. Por isso, a cor vibrante do veículo se tornou um símbolo de alerta e de prevenção suicídio.