Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz revelam um aumento na quantidade de hospitalizações por influenza em algumas regiões do Brasil. Os quadros chegam a níveis de moderados a altos de incidência em alguns estados, sobretudo no Norte e no Centro-Sul do país, além do Ceará.
Os grupos mais afetados são jovens, adultos e idosos. Diante desse cenário, a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, faz um alerta para que a população fique atenta e adote meios para evitar as contaminações por esses vírus.
“A gente pede que as pessoas tomem alguns cuidados especiais, como uso de máscara em áreas fechadas, com aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde.
Em caso de aparecimento de sintoma de gripe ou resfriado, a gente pede que essas pessoas fiquem em casa, em isolamento, se for possível. Se não for possível, pedimos que a pessoa saia de casa usando uma boa máscara. Por fim, para as pessoas elegíveis, recomendamos que tomem a vacina contra Influenza A”, destaca.
GRIPE: Mobilização nacional pretende vacinar 81,6 milhões de pessoas
Ainda de acordo com o levantamento também foi notada uma elevação de casos de Síndrome Respiratória Aguda nas crianças de até 2 anos, em muitas regiões, principalmente no Centro-Oeste. Esses casos são associados ao vírus sincicial respiratório. Apesar disso, o estudo verifica um sinal de desaceleração do crescimento desses casos nas crianças pequenas no Centro-Oeste do país.
Vale destacar que, mesmo diante da baixa incidência de Síndrome Respiratória Aguda por Covid-19 no país, o vírus tem sido a principal causa de mortalidade entre os idosos nas últimas semanas, seguido pela influenza A.