Obras da barragem de Passagem das Traíras serão concluídas em novembro

As obras de recuperação da barragem de Passagem das Traíras, em São José do Seridó, estarão concluídas até final de novembro. Este foi o prazo dado pelo diretor de infraestrutura do DNOCS, Luiz Hernani Júnior, em reunião com a governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira (27), no Centro Administrativo, em Natal.

“Esta é uma notícia importante que Luiz Hernani nos trouxe hoje, porque há muito tempo o povo seridoense aguarda essa barragem recuperada. É também o resultado concreto das nossas reivindicações de aceleração das obras, para que o Seridó possa aproveitar a próxima quadra chuvosa com a barragem funcionando”, destacou a governadora.

O projeto executivo de recuperação da barragem foi elaborado pelo Governo do RN com recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na época sob o comando do ministro Gustavo Canuto.

“No próximo dia 6 de setembro finalizamos as obras civis. Entre o dia 10 e 20, os equipamentos hidromecânicos irão chegar e começaremos a montagem. Nossa previsão é entregar a barragem à população do Rio Grande do Norte na segunda quinzena de novembro”, detalhou o diretor Luiz Hernani Júnior.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, comemorou a notícia. “Hoje é um dia de celebração para nós, que temos acompanhado e fiscalizado essa obra semanalmente. A recuperação da barragem de Passagem das Traíras representa uma ampliação da nossa segurança hídrica e traz novamente a água como vetor de desenvolvimento para a região do Seridó”, disse.

Construída no leito do Rio Seridó para reforçar o abastecimento nas cidades de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó, a barragem inaugurada em 1994 tem capacidade para acumular 49,7 milhões de metros cúbicos. Além de servir para o abastecimento de Jardim do Seridó, é utilizada para irrigação, criação de peixes e a defesa contra cheias no Seridó. Quando concluída, será o quarto maior reservatório da região.

Participaram da reunião o diretor de infraestrutura do DNOCS, Luiz Hernani Júnior, a coordenadora do DNOCS do RN, Carmem Lúcia Barros, o titular da Semarh, Paulo Varella, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maria, o diretor técnico do Igarn, Procópio Lucena, os também diretores do Igarn Nayara Caína e Paulo Sidney, técnicos da Semarh Gustavo Medeiros e Ewerton Gomes, o deputado federal Fernando Mineiro e deputados estaduais Vivaldo Costa e Francisco do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *