22A Ouvidoria do Ministério Público do Rio Grande do Norte recebeu o Selo de Boas Práticas da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A entrega aconteceu na última sexta-feira (12) durante um evento de fechamento do ano que contou ainda com a apresentação do relatório de atividades e o lançamento de três obras inéditas e inauguração da galeria de fotos dos ouvidores nacionais do Ministério Público.
A Ouvidoria do MPRN foi premiada com o projeto “Ouvidoria mais perto de você” que chegou a 3ª edição, sendo a atual voltada para a aproximação do MP com mulheres quilombolas. Além do MPRN, outras 14 Ouvidorias de Ministérios Públicos que apresentaram seus projetos no programa “Diálogos com a Ouvidoria” foram homenageadas.
O evento reuniu representantes das Ouvidorias de diversas unidades do MP brasileiro, das Policiais Civil, Militar e Federal, do Fórum Nacional de Segurança Pública e do Poder Executivo, reforçando a importância da cooperação técnica entre instituições para fortalecer a atuação conjunta.
Durante o evento aconteceu ainda o lançamento de três publicações, entre elas “Memórias das Ouvidorias do Ministério Público 2015-2025” e “Mulheres do Ministério Público: trajetórias que inspiram”. Na primeira, as páginas registram as gestões dos promotores de Justiça Mariana Barbalho e Leonardo Nagashima e da procuradora de Justiça Iadya Gama com Ouvidores do MPRN.Ouvidora do MPRN recebe selo de boas práticas da Ouvidoria Nacional do MP
Na publicação “Mulheres do Ministério Público: trajetórias que inspiram”, destaque para as potiguares Elaine Cardoso, como primeira procuradora-geral de Justiça do MPRN, Maria Isaura de Medeiros Pinheiro, como primeira Corregedora-Geral do MPRN, e Genivalda de Sousa Figueiredo, Ouvidoria do MPRN entre os anos de 2008 e 2010, que até o ano de 2013 foi a única promotora mulher a atuar na área de Violência Doméstica na Vara de Natal.

