Os estudantes habilitados concluíram na tarde deste domingo (23/11) a participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. O exame abordou aspectos de formação geral e conteúdos específicos das áreas integrantes da avaliação.
A aplicação ocorreu de forma simultânea em todo o país, seguindo o cronograma estabelecido. Participantes puderam solicitar atendimento especializado, quando necessário, de acordo com as normas do edital.
Bacharelado e CST
Na área de bacharelado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame foi para as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Enade
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação quanto ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares.
O exame também analisa o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a formação geral e profissional. Além disso, verifica o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os alunos de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.
