Pau dos Ferros recebe Encontro do Projeto Pró-Catadores no RN

A cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, é palco, nesta quarta-feira (24), do primeiro Encontro Regional do Projeto Pró-Catadores no Rio Grande do Norte. O evento reuniu cerca de 180 participantes de 17 municípios da região Oeste e Alto Oeste, todos envolvidos com a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos.

O evento, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem como propósito ampliar a visão dos catadores sobre a relevância de sua atividade, incentivando a cultura empreendedora, a valorização do trabalho e o aperfeiçoamento profissional. O projeto Pró-Catadores abrange desde o apoio à estruturação da coleta seletiva em parceria com o poder público até a formalização de associações e cooperativas, a organização de redes para comercialização e outras ações voltadas ao fortalecimento do setor.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Pau dos Ferros, Vicente de Paula; da analista técnica do Sebrae-RN e gestora do programa Pró-Catadores, Maricélia Dias; e da analista da Agência Sebrae Alto Oeste, Lúcia Pereira.

O secretário destacou os avanços do município na valorização dos catadores. “As coisas acontecem por meio de políticas públicas efetivas, parcerias com associações e empresas. O desafio não é apenas implantar uma política, mas garantir sua manutenção e sustentabilidade”, afirmou.

Já Maricélia destacou o papel do evento como espaço de integração e aprendizado: “O encontro é um dia de união, troca de ideias e de conhecer as experiências de outras cidades para avaliar o que pode ser aplicado localmente. Às vezes estamos tão focados na atividade operacional que deixamos de lado a gestão organizacional e financeira, que é fundamental”, enfatizou.

Ela também informou que o Sebrae-RN está estruturando uma palestra aberta à comunidade, a ser realizada nos municípios da região, para promover a conscientização sobre a importância da coleta seletiva.

Palestras e painéis reforçam papel estratégico dos catadores

A programação do evento é marcada por palestras inspiradoras e painéis técnicos. A primeira foi conduzida pelo consultor Júlio Lêdo, que incentivou a união do setor, o posicionamento profissional dos catadores e destacou exemplos de cooperativas e associações que se tornaram referência nacional.

“É importante lembrar que esses são negócios que vão além do lucro. São atividades que geram benefícios concretos para o meio ambiente e para a sociedade. Se não fosse o trabalho dos catadores, nós viveríamos no lixo”, destacou Lêdo.

Outros destaques da programação incluem o painel “Transformando resíduos em negócios: conexões entre catadores, indústrias e mercado”, e as palestras “Resíduo muda o rumo da sua história: a mágica está em suas mãos”, com o especialista Rian Razzani, e “Do coletivo ao negócio: boas práticas dos catadores da Cooperativa de Recicláveis de Brasília (DF)”, ministrada pelo catador Luan da Silva.

Impacto do programa

Rodrigo Nascimento, catador da cidade de Areia Branca e integrante da associação Rotativa, destacou a importância do evento como espaço de aprendizado e crescimento profissional. “É uma oportunidade de adquirir novas experiências, buscar melhorias e encontrar novos compradores”, comentou.

Josileide de Oliveira, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Alto Oeste Potiguar (ACROP), do município de Lucrécia, também celebrou os avanços conquistados com o apoio do Sebrae-RN. “Atuo na área há 10 anos e percebo como vem crescendo o reconhecimento dos catadores como profissionais. Além disso, com a organização da associação, temos mais renda e um trabalho mais eficiente”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *