A tradicional Festa de Sant’Ana de Currais Novos, realizada em julho de 2024, gerou impactos significativos para a economia local e registrou grande aprovação tanto por parte do público participante quanto dos empresários. Os dados são de duas pesquisas conduzidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que avaliaram a percepção dos participantes e o desempenho do comércio local durante o evento.
O levantamento revela que 76,2% dos empresários ouvidos na pesquisa consideraram que o evento impactou positivamente suas vendas, destacando o papel fundamental da festa para o comércio de Currais Novos. De forma geral, Comércio e Serviços incrementaram em 13,3% seu investimento nos preparativos para o evento, na comparação com 2023.
O setor de Serviços foi o que registrou o maior crescimento com os empreendedores afirmando que aumentaram seu investimento médio em mais de 51%, o que resultou em um crescimento superior a 36% no faturamento médio diário.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, David Narwith, reforçou a importância de ter acesso aos números da pesquisa, que está no seu quarto ano. “A secretaria não tinha esses números e conversamos com Helder (presidente do Sindivarejo Currais Novos) sobre a importância desse levantamento. Eu percebo que a gente segue melhorando nos pontos que são apontados como negativos a cada edição”, ressaltou.
Para o padre Cláudio Dantas, pároco de Sant’Ana, os pontos positivos superam os itens que a melhorar. “Temos muito o que comemorar. A festa já está consolidada na região, com mais de 200 anos de tradição”.