Petrobras anuncia redução de 1,7% no preço do gás natural para distribuidoras

A Petrobras informou que, a partir deste sábado ( 1º ), os preços de venda da molécula de gás natural serão atualizados, com uma redução média de 1,7% em relação ao trimestre anterior, conforme contratos com distribuidoras.

Os contratos preveem atualizações trimestrais da parcela do preço vinculada à molécula do gás, considerando as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Para este trimestre, o petróleo Brent teve alta de 2,18%, enquanto o câmbio apresentou apreciação de 3,83%, impactando na conversão para reais.

Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula redução de cerca de 33%. As variações podem diferir entre distribuidoras, dependendo dos contratos firmados.

Preço final ao consumidor

O preço do gás natural para o consumidor não depende apenas do valor da molécula. Também entram no cálculo o transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento de cada empresa, suas margens e os tributos federais e estaduais. No caso do GNV (Gás Natural Veicular), entram ainda as margens dos postos de revenda. As tarifas finais são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação específica.

A atualização de 1º de novembro de 2025 não se refere ao GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *