“O Portal da UFRN (www.ufrn.br) destacou o sucesso do Projeto Viva a Seridó, idealizado na gestão de Dr. Tadeu (prefeito) e Toinho Santiago (vice). Confira a matéria na íntegra.”
Projeto Viva a Seridó promove Cuidado e Saúde em Caicó
Idealizado pela Prefeitura Municipal de Caicó, o projeto Viva a Seridó tem o objetivo de levar ações de saúde, cultura, esporte e lazer para a população. Atualmente, o projeto conta com a parceria da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), que está inserida em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, fortalecendo a promoção do cuidado e da saúde.
O projeto, cujo nome homenageia uma das principais avenidas da cidade, a avenida Seridó, ocorre no segundo domingo de cada mês, nesta mesma avenida, que fica interditada a partir das 15h até às 19h. O evento é realizado também através de uma parceria intersetorial entre as secretarias municipais, com ênfase nas ações implementadas através das secretarias de saúde, cultura, assistência social, meio ambiente, mobilidade urbana e trânsito.
Na edição anterior, a temática do Novembro Azul foi trabalhada com ações de promoção à qualidade de vida e saúde do homem, voltada à prevenção do câncer de próstata. Na mesma ocasião, em parceria com os residentes vinculados à UBS do Bairro João Paulo II, foi realizada a exposição “O Sol também Nasce Aqui”, que contou com as produções artísticas dos idosos residentes de uma instituição de longa permanência que integram o grupo “Girassóis Sorridentes”, desenvolvido pela residente de psicologia Marina Ayara.
O projeto “Girassóis Sorridentes” surgiu a partir da observação cotidiana das necessidades de saúde do território, organizando estratégias a partir das demandas identificadas, especialmente aquelas relacionadas ao cuidado integral da pessoa idosa. De acordo com Marina Ayara Nogueira Gomes, a equipe que coopera com o projeto é composta por profissionais como assistente social, cirurgiã-dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e psicólogo, que utilizam da arteterapia para estimular a memória, a atenção e o convívio social.
“Utilizamos a técnica da arteterapia para promover saúde mental e, por consequência, acabamos promovendo também a esses idosos o que a gente chama na psicologia de reabilitação cognitiva, porque a gente acaba trabalhando questões como memória, atenção, movimentos motores finos e diversas outras funções cognitivas. Além de trabalhar os vínculos comunitários, diminuindo os índices de estresse por conta da melhora na convivência”, explica Marina.
Kesley Pablo Moraes de Azevedo, coordenador da Residência Multiprofissional, o “Girassóis Sorridentes” é um projeto sensível às necessidades e comprometido com uma concepção ampliada de saúde, viabilizado por meio de articulações entre a EMCM e a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó. “É importante reconhecer que o protagonismo da equipe e dos profissionais residentes fortalece o cuidado e gera impactos concretos na qualidade de vida das pessoas idosas atendidas”, reforça Kesley.
Segundo Thais Raquel Pires Tavares, servidora e articuladora da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, as ações desenvolvidas em parceria com a EMCM e a Secretaria Municipal de Saúde fortalecem a promoção do cuidado e da saúde nos territórios, ampliando as possibilidades de cuidado e transformando a realidade dos serviços, pessoas e comunidades.
“Este é um reflexo inegável da importância da integração ensino-serviço-comunidade que tem sustentado ao longo dos anos a qualidade da assistência nos locais onde a residência se faz presente, e que, com a colaboração nas ações do Viva a Seridó, agora podem se estender para toda a comunidade caicoense”, revela Thais.
O Viva a Seridó retornará com novas edições em 2026, os interessados podem conferir mais informações através do Instagram da Prefeitura de Caicó.
