Na última quarta-feira(12), o município de Santana do Matos recebeu o programa Praças da Juventude, coordenado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos(SEMJIDH), através da Subsecretaria da Juventude(SEJUV). Cerca de 400 pessoas participaram do evento que contou com uma extensa programação ao longo do dia.
Durante todo o evento, a juventude do município participou de diversas atividades e serviços, como mutirão de documentação, cadastramento no SINE, práticas integrativas em saúde, campeonatos esportivos, oficinas e apresentações artísticas, exibições de curtas potiguares, feira de produtos locais e roda de debate sobre a instalação do novo IERN de Santana do Matos.
O Praças da Juventude aconteceu em parceria com diversas secretarias e órgãos do governo, sendo eles: IDEMA, Gabinete Civil, SETHAS, SEDRAF, EMATER e SEEC. Essa integração comprova o papel do Governo do Estado em promover ações intersetoriais no Rio Grande do Norte.
SOBRE O PRAÇAS DA JUVENTUDE
Com o objetivo de realizar atividades integradas de promoção de políticas públicas de juventude em praças públicas do estado, nas zonas urbana e rural, o Praças da Juventude consiste na ocupação os espaços de convivência, com a realização de ações de conscientização e promoção da saúde, da realização de cadastros e incentivo ao acesso de programas de assistência social e da agricultura familiar, da realização de atividades culturais e esportivas, de divulgação de ações e programas diversos do Governo do RN, de debates com a juventude, da comunidade atendida pelo projeto e de sessões abertas do Conselho Estadual de Juventude.
O projeto se destina às praças e aos espaços públicos urbanos e rurais considerados na diversidade dos territórios do Rio Grande do Norte, com atenção prioritária àqueles em regiões de maior vulnerabilidade de acordo com os indicadores disponíveis e como índices relevantes de homicídios de jovens. O público alvo são jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e potenciais assistidos pelos serviços e programas do Governo do Estado.
Desta forma, o projeto acredita contribuir para a ocupação dos espaços públicos do estado, afirmando-os como espaço de sociabilização e integração comunitária, ao passo que oferece políticas públicas para a juventude desassistida e em situação de vulnerabilidade social, buscando integrá-la na rede de políticas voltadas, especialmente, à educação, à geração de renda, à promoção da saúde e ao incentivo à cultura.