Presidente da FIERN destaca potencial da indústria boneleira na abertura da 1ª Feira Boné Brasil

O Sistema FIERN, através da Federação das Indústrias e do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), marcou presença na abertura da primeira edição da Feira Boné Brasil, realizada na cidade de Serra Negra do Norte, na noite desta quinta-feira (31). O evento, de alcance nacional, valoriza a força produtiva local e segue com programação até sábado (2), reunindo negócios, qualificação e cultura em um espaço gratuito e aberto à população.

Durante a solenidade, o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou a vocação da região e a importância da feira como instrumento de fortalecimento do setor da bonelaria. “Uma feira que reúne qualificação, tecnologia, numa terra fértil, porque aqui é o berço da bonelaria, da confecção, do bordado e da mineração. Essa região respira empreendedorismo”, afirmou.

Em sua fala, Serquiz dirigiu-se também à governadora Fátima Bezerra, presente no evento, para reforçar o apoio do setor industrial à política de desenvolvimento que será encaminhada à Assembleia Legislativa. “Quero deixar o meu agradecimento, Governadora, porque a senhora irá enviar para os deputados a política industrial, que é super importante, porque teremos, em 2032, o fim dos benefícios fiscais”, disse.

Ele ainda destacou o papel estratégico do Sistema FIERN no apoio à nova política industrial. “Nesta política, o Estado irá definir as diretrizes e as metas para o desenvolvimento pós-reforma tributária, e a FIERN, através das suas casas – SESI, SENAI e IEL – está preparada e trabalhando muito a qualificação, olhando para cada região para auxiliar na regulamentação dessa política”, declarou.

O 1º vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, também ressaltou a força da indústria na região do Seridó. “Fiquei impressionado quando estive aqui pela primeira vez, com o volume de indústrias instaladas. Isso representa desenvolvimento e me enche de orgulho, pois minha família tem raízes no Seridó”, comentou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do RN (SINDIBONÉS-RN), Francisco Sena, destacou o atual momento de expansão vivido pelo setor no estado. “O cenário atual de bonés e chapéus do RN é de pujança. Hoje, esse segmento está em crescimento. Produzimos para os 27 estados da federação e nossa produção já alcança projeção nacional”, disse.

De acordo com Sena, as empresas que acompanharam a evolução do setor participaram de programas como o Meritocracia, realizado pela FIERN, e o Procompi, o Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Indústria, além de iniciativas apoiadas pelo SINDIBONÉS, que contribuíram com atualização, inovação e agregação de valor aos produtos. “Com isso, temos registrado resultados bastante positivos”, afirmou.

Ele também reforçou o papel do Sistema FIERN na realização da feira. “O apoio da FIERN fez toda a diferença. Sem essa articulação, a feira não teria o brilho e a força que estamos vendo. Esta é uma feira 100% da indústria, e o Sistema FIERN tem sido essencial nesse processo de valorização e visibilidade do setor”, completou.

A Feira Boné Brasil ocorre em um dos principais polos de bonelaria do Brasil. Segundo dados da Prefeitura de Serra Negra do Norte, a cidade produz cerca de 2 milhões de bonés por mês, gerando aproximadamente 2.600 empregos diretos.

Também participaram do evento, a diretora da FIERN, Maria de Fátima Dantas; o vice-presidente do SINDIBONÉS, Jaedson Dantas; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; e a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *