O Governo do RN apoia a realização do “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024” que acontece nesta segunda e terça-feira, 10 e 11 de junho de 2024, em Natal. O evento reúne líderes da indústria, da academia e formuladores de políticas públicas que atuam na vanguarda das discussões para impulsionar um Brasil mais desenvolvido e sustentável.
Esta segunda edição no Brazil Offshore Wind & Power-to-X é uma organização conjunta entre o Grupo de Pesquisa CREATION da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN), através da SEDEC.
O professor da UFRN e coordenador do evento, Mario Gonzáles disse que no combate à crise climática global se faz necessário triplicar a capacidade de energia renovável para limitar o aquecimento global em 1,5°C. E a energia eólica offshore cumpre um papel estratégico. O Brasil tem potencial eólico offshore de aproximadamente de 700 GW, em até 50 metros de profundidade e se destaca na transição energética global.
Representando a governadora Fátima Bezerra, que cumpre agenda administrativa em Brasília, o secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier disse que desde o início da gestão Fátima Bezerra, em 2019, o Governo do Estado faz grandes investimentos para incentivar a instalação de projetos geradores de energias renováveis. “E vamos continuar fazendo para viabilizar novas fontes energéticas que tragam maior sustentabilidade e a descarbonização”, declarou na abertura do evento.