A Província Eclesiástica de Natal, formada pela Arquidiocese e pelas Dioceses de Mossoró e de Caicó, publicou um conjunto de orientações direcionadas aos clérigos, religiosos e leigos a respeito das eleições municipais de 2024. O texto é assinado pelo arcebispo de Natal, dom João Santos Cardoso; pelo bispo de Mossoró, dom Francisco de Sales Alencar Batista, e pelo administrador diocesano de Caicó, padre Edson Medeiros de Araújo.
Ao clero, por exemplo, o documento destaca a promoção aos “princípios do Estado democrático de direito, em harmonia com os princípios éticos e evangélicos da Igreja Católica”. E que os sacerdotes “garantam que a Paróquia e suas Comunidades sejam espaço de acolhimento e diálogo para todos, preservando a harmonia e o respeito mútuo”.
Além disso, os padres devem evitar fotos, filmagens, manifestações públicas e postagens nas redes e mídias sociais em defesa específica de um candidato ou de um partido político.
Aos leigos militantes na Igreja Católica, e que serão candidatos a qualquer cargo nas Eleições de 2024, a Província Eclesiástica pede que se afastem, durante o processo eleitoral, do exercício de suas funções ministeriais na Igreja, evitando a vinculação da imagem da instituição com sua participação no pleito eleitoral.