O Rio Grande do Norte segue avançando na consolidação de seu comércio exterior e ampliando a presença de produtos potiguares no cenário internacional. De janeiro a agosto de 2025, o estado já exportou para 75 países, consolidando a pauta exportadora e abrindo espaço em oito novos mercados: Cabo Verde, Geórgia, Guiana, Haiti, Mauritânia, Suécia, Ilhas Turcas e Caicos e Ucrânia.
A expansão demonstra o fortalecimento das políticas de incentivo ao comércio internacional implementadas pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que têm garantido mais competitividade para empresas locais e novas oportunidades para a economia potiguar.
Entre os novos destinos, destacam-se as exportações de açúcares de cana, que movimentaram US$ 4,8 milhões para a Geórgia e US$ 1,6 milhão para a Mauritânia.
Também chamam atenção as vendas de produtos alimentícios, calçados e artigos têxteis, como caramelos, peixes congelados, querosene de aviação, bananas frescas, calçados de borracha e bonés, além de doces e purês de frutas. No total, os oito novos mercados somaram operações que variam desde grandes embarques até nichos de produtos especializados.
De acordo com os dados da plataforma Comex Stat (MDIC, 2025), o transporte marítimo foi o modal mais utilizado nessas transações, reforçando a importância da logística portuária potiguar para a expansão internacional.
No recorte por blocos econômicos, a América Central e Caribe se consolidaram como o principal destino das exportações do RN em 2025, representando 40% do total (US$ 264,7 milhões). Na sequência, estão a Europa, com 23% (US$ 152,6 milhões); a União Europeia, com 18% (US$ 121,6 milhões); a América do Norte, com 15% (US$ 96,8 milhões); e a Ásia (exclusive Oriente Médio), com 4% (US$ 24 milhões).
O desempenho confirma o esforço do Governo do Estado em diversificar mercados e ampliar a competitividade do setor produtivo potiguar. “A abertura de novos mercados mostra que o RN está cada vez mais preparado para competir internacionalmente. Isso é fruto de um trabalho contínuo de fortalecimento da economia, apoiando empresas locais e garantindo a presença de nossos produtos em diferentes regiões do mundo”, destaca Alan Silveira, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.