Ruraltur 2024 inicia com Seminário sobre Turismo Rural e Sustentabilidade

A programação da 20ª edição da Ruraltur, a maior feira de turismo rural do Brasil, começou nesta quinta-feira (21) com o Seminário de Turismo Rural – Encontro Geoparque Seridó, proporcionando momentos de aprendizado e troca de conhecimentos. Parte integrante da feira, o evento inclui painéis e palestras ministradas por especialistas renomados em turismo rural e desenvolvimento sustentável, abordando práticas inovadoras e sustentáveis, além de promover oportunidades para networking.

A mesa de abertura contou com a presença de Solange Portela, secretária de Estado do Turismo; David Narwith, secretário de Turismo da Prefeitura de Currais Novos; João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN; Márcio Sales, vice-diretor da Faculdade de Engenharia Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS); e Marcos Antônio Nascimento, coordenador do comitê científico do Geoparque Seridó.

No primeiro dia de atividades, ocorreram dois painéis temáticos. O primeiro teve como tema “Turismo, empreendedorismo rural e ESG”, com a participação de um representante da Cachaça Triunfo, da Paraíba, que abordou o impacto do investimento no engenho Triunfo como atração turística e sua repercussão na economia e no desenvolvimento da cidade de Areia. Também participou o Instituto Vivejar, que discutiu a integração de empreendedores no Geoparque Seridó, e Solange Portela, secretária da Setur-RN, que abordou os investimentos do Estado na interiorização do turismo, especialmente no Geoparque Seridó.

Nesse contexto, Solange enfatizou a importância de o Governo do Estado olhar para todas as regiões. Atualmente, o RN conta com 11 regiões turísticas, abrangendo 80 municípios. Para ela, o turismo de sol e mar continua sendo o principal atrativo do Estado, mas, no interior, o Geoparque Seridó é o grande destaque, trazendo visibilidade para os demais roteiros e produtos da região. A secretária ressaltou ainda que, de acordo com o IBGE, 52% das viagens no Brasil são feitas por via rodoviária, o que destaca a importância do turismo regional, gerando ocupação durante todo o ano.

O segundo painel abordou os geoparques do RN e do Ceará, o Seridó e o Araripe, respectivamente. As apresentações foram feitas pelos seus coordenadores científicos: Marcos Nascimento (Geoparque Seridó) e Rafael Soares (Geoparque Araripe), que discutiram o histórico e as novas perspectivas de negócios desses geoparques. Nayara Santos, diretora do Emprotur, apresentou neste painel as iniciativas da instituição para promover o destino turístico no interior do RN, destacando o Geoparque Seridó como um grande atrativo para a região.

Para João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, o seminário oferece uma excelente oportunidade para a troca de informações, atualização sobre novidades e, principalmente, para reinventar projetos. “É a chance de oxigenar ideias, rever caminhos e realinhar objetivos, trazendo exemplos de sucesso e debatendo temas estratégicos como inovação, tecnologia e responsabilidade social”, destacou.

Realizado pelo Sebrae-RN em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que organiza a sexta edição do Encontro Geoparque Seridó, o seminário acontece nos dias 21 e 22 de novembro, das 14h às 17h, no Aeroclube de Currais Novos. Complementando a programação, duas Palestras Show serão realizadas às 20h, no Coreto O Guarani, com apresentações de Dorgival Dantas (21) e Jessier Quirino (22).

RuralTur 2024

A 20ª edição da RuralTur, Feira Nacional de Turismo Rural, acontece de 21 a 23 de novembro, na cidade de Currais Novos, no Largo do Coreto O Guarani, em um espaço de 6 mil m². O evento, que reúne mais de 4 mil pessoas, conta com 50 estandes e expositores de 8 estados brasileiros. Realizado pelo Sebrae-RN, em parceria com o Governo do RN e a Prefeitura de Currais Novos, a feira está consolidada como referência no setor, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável das áreas rurais por meio de uma programação rica e diversificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *