A Prefeitura do Natal promove a 1ª edição do São João Alternativo, nos dias 4 e 5 de julho. O evento tem como objetivo unir a celebração junina com as expressões culturais do rock e do hip hop. A iniciativa é coordenada pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e acontece no Centro Cultural Jesiel Figueiredo, na Zona Norte da cidade. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Com uma proposta inclusiva e inovadora, o São João Alternativo surge como um espaço de valorização da diversidade artística da capital potiguar. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, a ideia do evento é integrar diferentes ritmos à tradicional festa junina, promovendo o encontro entre o tradicional forró do período e as potentes linguagens da cena alternativa, como o rock e o hip hop.
“A proposta do São João Alternativo é mostrar que a cultura é viva, plural e em constante transformação. Natal tem uma juventude criativa, que se expressa por meio do rock, do hip hop, das danças urbanas, e esse evento é uma forma de reconhecermos e valorizarmos essas manifestações em um espaço tradicional como o São João”, destaca Iracy Azevedo.