Segurança é reforçada para aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado no RN

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), que funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para coordenar as ações de segurança durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, que acontece neste domingo (5).

No Rio Grande do Norte, as provas serão realizadas em quatro cidades: Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó, reunindo 17.203 inscritos em 30 locais de aplicação. Para reforçar o policiamento ordinário, 107 policiais militares estarão empregados sob o comando do coronel Maximiliano Fernandes. A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também integram o esquema de segurança.

Operação nacional

Em todo o país, a segurança do concurso será garantida por uma Operação Integrada de Segurança Pública, nos moldes das ações realizadas para o transporte seguro de urnas eletrônicas. A operação é articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com a participação de forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, além da PF, PRF, Força Nacional e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) também estará em operação plena neste domingo e novamente no dia 7 de dezembro, quando será aplicada a segunda prova do certame. A estrutura, sediada em Brasília, terá representantes das forças de segurança de cada estado para acompanhamento em tempo real.

Ao todo, mais de 11 mil agentes de segurança estão envolvidos em todo o país para garantir o transporte, armazenamento e aplicação das provas em 228 cidades.

Novas medidas de segurança

Para esta segunda edição do CPNU, foram adotados novos mecanismos de segurança em relação ao ano passado:
•    Provas identificadas página a página com códigos de barra específicos para cada candidato;
•    Número do tipo de prova não será revelado durante a aplicação, apenas na divulgação dos gabaritos;
•    Detectores de metal em todas as salas e também nos banheiros dos locais de prova;
•    Uso de detectores de ponto eletrônico sob orientação policial em todos os municípios;
•    Ampliação da atuação da PF, PRF e Polícias Militares na escolta das provas;
•    Guarda das provas garantida pela Força Nacional em parceria com as PMs estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *