De 28 a 31 de outubro, será realizada a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O objetivo é promover uma grande mobilização em torno da educação midiática — um conjunto de competências que permite às pessoas analisar, produzir e se expressar com responsabilidade no ambiente digital. Escolas, universidades, coletivos culturais, secretarias municipais, organizações da sociedade civil e comunicadores estão convidados a participar com ações locais em todo o país.
As inscrições estão abertas até 24 de outubro pelo site oficial: gov.br/secom/3asbem-inscricao
Por que participar?
A Semana de Educação Midiática é uma ação colaborativa e descentralizada, que valoriza a diversidade de vozes e experiências em todo o território nacional. Ao inscrever uma atividade, o participante se integra a uma agenda nacional pela cidadania digital, que envolve escolas públicas e privadas, universidades, coletivos e órgãos públicos.
Benefícios de participar:
- Integração à agenda nacional – Todas as ações inscritas passam a compor o calendário oficial da Semana.
- Visibilidade e articulação – As iniciativas locais entram no mapa nacional da SBEM, ganhando visibilidade e abrindo espaço para parcerias.
- Acesso a materiais de apoio – O site da Semana oferece planos de aula, guias e propostas inspiradoras para auxiliar escolas e organizações.
A educação midiática é uma ferramenta essencial para que cidadãos, especialmente os mais jovens, possam exercer seus direitos de forma plena no ambiente digital. É uma forma de fortalecer a democracia e o pensamento crítico”, afirma o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant.
PROGRAMAÇÃO – A programação da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM) terá uma abertura presencial no dia 28 de outubro, com apresentação de cases de secretarias de Educação com experiências de currículos em educação digital e midiática. Além disso, o evento contará ainda com o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e da pesquisa TIC Educação deste ano, realizada pelo Cetic.br.
Ao longo da Semana, serão realizados eventos online com parceiros da Secom, como Serenas, Redes Cordiais e Palavra Aberta.
A programação completa e as transmissões ao vivo estarão disponíveis em: gov.br/secom/3asbem
Como participar
- Acesse o site
- Preencha o formulário com as informações sobre sua atividade;
- Compartilhe sua ação nas redes sociais com #SemanaDeEducaçãoMidiática.
Podem ser inscritas oficinas, rodas de conversa, mostras, podcasts, aulas, campanhas, debates, produções estudantis e outras atividades que promovam o pensamento crítico e a expressão responsável nas mídias.