Seminário de Ambientação Acadêmica reúne estudantes de graduação EaD do polo aglutinador Apodi

Um sábado de muita animação marcou o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) que aconteceu na manhã de hoje, dia 16, no campus do IFRN Apodi. O evento teve como público-alvo 195 ingressantes de cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), na modalidade à distância.

Promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pela Diretoria de Ensino à distância (Dead),  o Samba reuniu estudantes do polo aglutinador Apodi, que engloba os municípios de Apodi, Patu, Pau dos Ferros, Caraúbas, Luís Gomes e Marcelino Vieira. 

Os discentes foram acolhidos de uma forma leve e descontraída. A programação teve início como uma caminhada até a fazenda do IFRN, onde os participantes foram recebidos com um café da manhã. De volta ao campus, teve muito forró com a apresentação da banda de música Bemol, do polo Patu.

O prefeito de Apodi, Sabino Neto, deu as boas-vindas aos presentes. “Gostaria de saudar a todos os estudantes aqui da Uern, essa instituição transformadora, e dizer que o município está de mãos dadas com a Universidade para fazer muito mais pela educação”, disse Sabino Neto.

A reitora da Uern, Cicilia Maia, ressaltou que a caminhada da graduação é longa, mas vale a pena. “A caminhada será cheia de desafios, mas não podemos desistir. Então aproveitem o processo da melhor forma possível. Vocês agora têm o sobrenome Uern, então abracem com todas as forças que vocês tiverem, porque a educação é libertadora”, disse a reitora.

Durante o Samba, são apresentados aos estudantes os setores da universidade e, em especial, todos os programas de apoio estudantil que são disponibilizados pela Uern. Também houve uma discussão acerca da importância da saúde mental.

“É com muita alegria que a gente realiza o Samba para os estudantes da Uern na modalidade à distância. A gente procura trazer as mesmas oportunidades de conhecimento sobre a universidade, de ofertas dos serviços que a universidade tem para os estudantes, tanto da modalidade presencial como da modalidade EAD. Esse tem sido o nosso grande desafio de fazer este acolhimento para os estudantes da modalidade à distância”, comentou o Pró-Reitor Adjunto da Prae, Nestor Duarte.

Essa iniciativa de realizar o Samba também com o público do ensino à distância, tem tido boa receptividade, pois consegue aproximar ainda mais esses estudantes da Universidade. “Realmente ainda há um distanciamento do ingressante com a estrutura da universidade. Quando a universidade vai aos polos realizar o Samba, o sentimento de pertencimento cresce muito nesses momentos”, afirmou o Diretor da Dead/Uern, Giann Mendes.

As estudantes de pedagogia do polo Caraúbas, Maria Júlia Menezes e Lionara Magalhães, aprovaram a iniciativa. “Essa ambientação é uma coisa muito necessária, principalmente para os alunos de EAD, porque a gente não tem muito aquela questão de se ver, de ter o contato, então ajuda a gente a conhecer colegas, conhecer pessoas, mesmo que de cursos diferentes, tutores, professores, toda a equipe da Uern”, disse Maria Júlia. 

“Eu achei uma programação bem inclusiva, voltada para a interação dos alunos de diferentes polos. Proporcionou um momento de aprendizagem e deixou uma reflexão muito forte, que a gente nunca pode desistir dos nossos sonhos”, finalizou Lionara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *