Seridó e Oeste lideram incidência de raios em 2025

As cidades do Rio Grande do Norte que mais registraram ocorrências de quedas de raios no primeiro trimestre deste ano estão nas regiões Oeste e Seridó do estado. Das 16.279 descargas atmosféricas contabilizadas pela Neoenergia Cosern através da Plataforma Climatempo, 2.840 foram em Upanema. Em Mossoró, outros 2.454 raios atingiram o solo no mesmo período e, em Santana do Matos, 1.940. Apesar de representar uma redução de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, a queda de raios pode provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica e acidentes graves.

Conforme o levantamento, março foi o mês com o maior número de raios que atingiram o solo potiguar com 8.077 registros. Nesse mesmo mês, choveu na maioria das regiões com volumes consideráveis no Oeste e Seridó. Geralmente, as chuvas são acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios. Na semana passada, por exemplo, precipitações repentinas ocorreram em Mossoró precedidas de raios e relâmpagos.

“Reforçamos nossa rede elétrica, ao longo de 2024, com mais de 120 novos para-raios. Esses equipamentos reforçam a robustez da nossa rede e ampliam a segurança. Com isso, garantimos que o fornecimento tenha regularidade mesmo em dias chuvosos e com quedas de raios”, destaca Estênio Mota, supervisor da Neoenergia Cosern no Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *