Os avanços do SUS potiguar na área da saúde digital foram o destaque das apresentações realizadas pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nos primeiros dias do Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), realizado em Brasília-DF.
Durante o evento, as representantes da Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC). apresentaram três trabalhos científicos.
No formato pôster, foram expostos os estudos “Inovação interprofissional na implementação da saúde digital no SUS potiguar”, que traz um relato de experiência sobre a atuação conjunta entre a UGTSIC e estudantes de saúde coletiva, em uma área inédita de estágio, fortalecendo a formação profissional e ampliando a integração entre múltiplas áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções em saúde digital; e “Sistema de gestão e rastreabilidade de OPME no SUS potiguar”, com ênfase nas iniciativas tecnológicas voltadas ao aprimoramento da eficiência, transparência e controle de materiais especializados utilizados em procedimentos assistenciais.
Além dos pôsteres, houve apresentação oral do trabalho “Estratégia de regulação e pareceres médicos na rede pública do Rio Grande do Norte: implantação do sistema RegulaNAE”, que descreve a experiência de implementação do sistema e seus impactos na qualificação do fluxo regulatório da Sesap, com destaque para a ampliação e do acesso dos usuários à atenção especializada.
Os trabalhos foram realizados pelas servidoras Dolores do Carmo Pereira Beuttenmuller, Juciara Ferreira da Silva e Ana Victoria Andrade de Oliveira, todas da UGTSIC/Sesap.
