Sesap discute ampliação da cobertura vacinal contra o HPV entre adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, realizou nesta quarta-feira (27), uma reunião de alinhamento intersetorial – vacinação nas escolas e resgate de não vacinados para o Papilomavírus Humano (HPV).

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV, por meio da articulação das estratégias com as equipes locais de imunização e Atenção Primária à Saúde (APS).

A pertinência da estratégia é reforçada diante do papel essencial da vacina contra o HPV na prevenção de cânceres associados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. A ampliação da faixa etária permite alcançar indivíduos que não foram imunizados anteriormente, contribuindo para a proteção individual e coletiva. As ações devem ser executadas em conformidade com os planos estaduais de vacinação, elaborados em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Estiveram presentes à reunião a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Laiane Graziela, a técnica do Programa Estadual de Imunizações, Iraci Nestor, a enfermeira do Programa Estadual de Imunizações, Ana Beatriz Gurgel, a coordenadora municipal de Imunização de Parnamirim, Nicelha Guedes, os técnicos do Programa Regional de Imunização da II Ursap, Jorge Mota e Lucinete Almeida, e o coordenador de Imunização de Mossoró, Etevaldo de Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *