A campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Grupo Técnico Intersetorial de Prevenção às Violências, Promoção à Saúde e Cultura de Paz, que promoveu e participou de atividades de conscientização e qualificação profissional voltadas ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência.
As atividades tiveram início no dia 1º de agosto, com o 1º Fórum Estadual de Profissionais dos Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual no RN, realizado durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGORN. O evento marcou também a apresentação do Guia de Orientação para Profissionais de Saúde e da Rede Intersetorial de Atenção às Pessoas em situação de violência, documento que organiza fluxos, protocolos e serviços de referência em todas as regiões do estado.
Outro momento de destaque ocorreu nos dias 11 e 12, quando a Sesap participou do Seminário Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizado pela SEMJIDH/RN, com a presença de órgãos estaduais, instituições parceiras e sociedade civil. No dia 20, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) celebrou os 25 anos do Programa de Atendimento às Vítimas de Agressão Sexual (PAVAS) com uma mesa-redonda sobre avanços e desafios no cuidado às mulheres vítimas de violência.
Um dos objetivos do trabalho da Sesap é a qualificação de profissionais de saúde, por meio da elaboração de protocolos, atualização de notas técnicas e integração com os sistemas de justiça, segurança pública, assistência social e educação. A meta é garantir acolhimento humanizado, cuidado integral e resposta ágil nos casos de violência, reafirmando o compromisso do SUS com a dignidade e a cidadania das mulheres no Rio Grande do Norte.
No dia 21, a Maternidade Escola Januário Cicco promoveu reunião científica sobre o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência. Já no dia 25, ocorreu o Encontro Intersetorial Cultura de Paz e Promoção da Saúde, promovido pela Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) e pela Unidade de Projetos Estratégicos Territoriais (UPET). O encontro, que aconteceu na modalidade virtual, contou com a parceria de diversas instituições e foi voltado para a prevenção das violências com foco na promoção da saúde e por uma cultura de paz.
Nos dias 27 e 28, a Sesap também marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres com o tema: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. A conferência reuniu mulheres de todo o estado e as propostas construídas serão levadas à Conferência Nacional, em Brasília/DF.
No dia 28, a V Ursap promoveu, em Santa Cruz/RN, o V Seminário Intersetorial de Prevenção à Violência Interpessoal à Mulher, reunindo setores da saúde, educação, assistência social, justiça e sociedade civil. O evento acontece desde 2016 e será expandido para as regiões doTrairí e Potengi, esta última prevista para outubro.
Ainda nesta quarta-feira, 3 de setembro, o tema voltará a ser debatido no Café NESC, da UFRN, com a discussão sobre “Violência contra mulheres: o acolhimento na saúde e a rede de proteção intersetorial no RN”, reunindo profissionais da saúde, estudantes e profissionais das Ciências Sociais e Humanas.
A Sesap vem fortalecendo suas ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, garantindo acolhimento humanizado e cuidado integral nos serviços de saúde, desde a atenção primária à saúde até a alta complexidade, nos serviços de referência de todas as regiões de saúde do estado, em situações mais graves no tocante ao agravamento das violências.
Estão sendo realizadas ações de qualificação dos profissionais para identificação precoce dos casos, a elaboração de protocolos, fluxos intra e intersetorial, com a finalidade de facilitar a entrada, acesso e acompanhamento das mulheres em situação de violências no SUS e nos serviços da rede.