Sesap lança guia para reforçar atendimento às vítimas de violência no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou, dentro da programação do Agosto Lilás, nesta segunda-feira (26) o Guia de Orientação para Profissionais de Saúde e da Rede Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Violência do Rio Grande do Norte. O documento produzido pelas áreas técnicas da instituição visa qualificar o acolhimento das vítimas de violência em toda a rede de saúde do estado.

“Esse é um dia histórico, um momento para celebrar o trabalho desenvolvido. Com esse guia poderemos qualificar nossos serviços e profissionais ainda mais no aprendizado sobre como fazer a abordagem de fatos tão sensíveis como são os de violência. É um guia inédito, que está apenas em sua primeira edição. Para frente, vamos integrar mais atores”, resumiu Lyane Ramalho, secretária de Estado da Saúde Pública.

O guia é fruto de uma articulação conjunta da rede de saúde em todos os níveis – estadual, municipal e federal. Além de informações sobre aspectos éticos e legais no atendimento e acolhimento, a organização da rede multiprofissional, fluxos de notificação, humanização e outros pontos, o documento organiza, por cada região de saúde, os serviços de referência, com o público-alvo e o tipo de violência que acolhem, sejam hospitais regionais, maternidades, hospitais municipais ou UPAs. “Muitos municípios são pequenos e não têm condições de manter uma rede, por isso esse guia é tão importante”, ressaltou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, Maria Eliza Garcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *