Sesap participa de Workshop na área de genômica e medicina de precisão

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) marcou presença no Workshop “Do DNA ao Diagnóstico: Entendendo Resultados Genômicos”, realizado no último dia 29, na Maternidade Escola Januário Cicco (ESBEG/UFRN). O evento, promovido pelo Projeto Genomas SUS, do Ministério da Saúde, reuniu representantes de todas as subcoordenadorias da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da Sesap e equipes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico).

O encontro contou com transmissão simultânea para os centros âncoras do Genomas SUS distribuídos pelo país. Voltado a profissionais da saúde, o workshop teve como objetivo ampliar os conhecimentos em genômica e saúde de precisão, promovendo um espaço de formação e diálogo com especialistas de instituições de referência. As discussões abordaram desde conceitos fundamentais da genética até as aplicações clínicas dos testes genômicos.

Durante o evento, foram apresentados os avanços dos nove centros âncora já implantados, que vêm identificando variações genéticas populacionais de relevância clínica, como diferenças na prevalência de doenças e no metabolismo de medicamentos. Os estudos em farmacogenética foram destacados como área estratégica para o planejamento de políticas públicas de saúde.

Atualmente, a Sesap, em colaboração com a Amico, atua no recrutamento de pacientes com cardiopatias congênitas infantis, cujas amostras serão encaminhadas para análise de genoma completo no Centro Âncora do Nordeste, sediado na Fiocruz Pernambuco. Essa ação marca o início de uma série de pesquisas que também contemplarão áreas como doenças neurodegenerativas, endócrino-metabólicas, autoimunes, infecciosas, raras/monogênicas, câncer, além de estudos populacionais.

“A participação da Sesap no Projeto Genomas SUS fortalece a rede de colaboração e assegura que o Rio Grande do Norte esteja alinhado às estratégias nacionais de inovação em saúde. Assim, a Sesap reafirma seu compromisso em integrar ciência, tecnologia e gestão em saúde, garantindo que os avanços da medicina de precisão cheguem à população potiguar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Gustavo Oliveira, farmacêutico e doutor na área de genética, que integra a equipe do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) da Subcoordenadoria de Assistência Farmacêutica (SUAF) da Sesap.

Projeto Genomas SUS

O Projeto Genomas SUS é coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) do Ministério da Saúde. Inserido no Programa Nacional de Genômica de Saúde de Precisão (Genomas Brasil), o projeto busca fortalecer o SUS por meio da incorporação de tecnologias inovadoras em genômica e medicina de precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *