Sesap realiza oficina sobre Projeto Terapêutico Singular em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) por meio da Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas, realizou no dia 9 de outubro, das 8 às 12h, a oficina sobre Projeto Terapêutico Singular (PTS) na socioeducação. O evento ocorreu no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública, em Mossoró.

O evento teve como público os profissionais da socioeducação, saúde, assistência social e educação que atuam com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa dos programas de meio aberto e fechado.

O coordenador do Programa de Saúde Mental da Sesap, Franklin Horácio apresentou o Projeto Terapêutico Singular (PTS) na Socioeducação e discutiu-se a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI).

“O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de cuidado articuladas para uma pessoa, elaborado de forma coletiva por uma equipe multiprofissional, junto com o próprio usuário e, quando possível, com a participação da família, pessoas de referência e comunidade. O Projeto Terapêutico Singular representa uma mudança paradigmática na socioeducação. Ao colocar o sujeito no centro do processo, validando sua história, respeitando sua singularidade e construindo colaborativamente caminhos possíveis, criamos oportunidades reais de transformação”, disse Franklin Horácio.

A oficina apresentou os principais desafios e possibilidades da PNAISARI, a Rede de Atenção Psicossocial no território, os fundamentos e conceitos do PTS, contextualizando sua aplicação no campo da socioeducação, entre outros pontos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *