Com o objetivo de qualificar e agilizar o atendimento à população, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou nessa quarta-feira (12) um treinamento sobre classificação de risco e triagem para profissionais das regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.
Em parceria com o projeto Sprint da Boehringer Ingelheim, a capacitação foi conduzida pelo enfermeiro Adriano Silva, consultor clínico-científico da empresa, e organizado por Walkiria Nóbrega, subcoordenadora da Regulação da Sesap.
O encontro teve como objetivo qualificar equipes para aplicar protocolos padronizados, garantindo agilidade, segurança e humanização no atendimento em unidades de urgência e emergência.
Durante a formação, foram abordados temas como as diretrizes nacionais e base legal da classificação de risco, protocolos internacionais mais utilizados, o papel do enfermeiro como protagonista na triagem, avaliação sistemática de sinais vitais e dor e casos clínicos práticos.
A iniciativa integra a estratégia estadual para qualificar o cuidado nas urgências, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde e às melhores práticas internacionais.
