A equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), encabeçada pela secretária Lyane Ramalho, recebeu nesta quarta-feira (21), em Caicó, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para uma visita ao Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. O Governo do Estado, por meio da Sesap, vem dialogando com o Governo Federal, representado pelo Ministério da Educação (MEC), a respeito da federalização da unidade hospitalar no Seridó Potiguar.
A visita técnica serviu para a equipe da Ebserh, que administra as unidades hospitalares vinculadas às universidades de todo o país, conhecer o hospital da rede Sesap e avançar nas discussões sobre a incorporação à sua rede. A agenda ocorre 15 dias após a governadora Fátima Bezerra reunir-se com o ministro da educação, Camilo Santana, em Brasília-DF, para tratar do tema.
A ideia central é que o Telecila Fontes, que já funciona como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, passe a ser um centro universitário de formação, nos moldes dos outros três já existentes no Rio Grande do Norte (Onofre Lopes, Januário Cicco e Ana Bezerra), ofertando atividades de ensino e treinamento para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do RN, que reúne os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
Além da ida ao Telecila, o grupo também passou pela Policlínica Regional do Seridó, que é dirigida de forma consorciada entre Governo/Sesap e municípios da região, e o Hospital do Seridó, administrado pelo poder municipal. A visita contou com a presença do coordenador de gestão da atenção hospitalar, Rodrigo Alves, a consultora especialista assistencial, Sálua de Andrade, e o consultor especialista em infraestrutura, Carlos Bakke, todos da Ebserhm além do diretor e da vice-diretora da EMCM, George Dantas e Liliane Braga.