A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada do Rio Grande do Norte (Cerae-RN) estão reforçando a distribuição de bolsas de colostomia para todo o estado.
Recentemente foram investidos R$ 3,5 milhões na aquisição de 49 tipos de bolsas de colostomia, que vêm sendo entregues de forma regionalizada, por meio dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), localizados em Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.
“Estamos atendendo com resolutividade essa importante demanda dos pacientes ostomizados e da sociedade em geral. Isso é mais um avanço na saúde do RN empreendido pela Sesap e pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Motta.
Para ter acesso aos produtos, o usuário ou familiar, de posse do laudo médico e alta hospitalar, podem dirigir-se ao Núcleo de Atendimento Interdisciplinar ao Estomizado (NAIE) no Cerae-RN, para fazer o cadastro e receber suas 10 primeiras bolsas. Em seguida, o paciente retorna ao Cerae para realizar uma consulta interdisciplinar, necessária para definir o tipo de bolsa adequado para seu caso específico entre os disponíveis no serviço. Além de consulta médica e assistência de enfermagem, o serviço conta com psicóloga, nutricionista e serviço social.
Paciente ostomizado
O paciente ostomizado é aquele que, devido a algum trauma ou doença, teve desviado, cirurgicamente e de forma temporária ou definitiva, seu trânsito intestinal ou urinário. Dessa forma, elimina suas fezes ou urina através de um orifício artificial no abdômen (chamado de ostoma), daí ser preciso usar uma bolsa coletora. Existem três tipos de ostomia: colostomia (comunica o cólon com o exterior), ileostomia (comunica o intestino delgado com o exterior) e urostomia (desvio do curso normal da urina).
Outras informações podem ser obtidas por meio do número do Cerae-RN: (21) 3232-2773.
