A Câmara Municipal de Caicó promoveu, na noite desta terça-feira (28), no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, uma Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do historiador e escritor Adauto Guerra. A solenidade, requerida pelo vereador Andinho Duarte (PV), teve como objetivo reconhecer a relevância das contribuições do homenageado à cultura, à educação e à preservação da memória histórica do Seridó.
Além do proponente, participaram do evento os vereadores Fabinho da Saúde (PSDB) e Mancuso (Republicanos), mais familiares, amigos e admiradores do homenageado.
O professor Adauto Guerra é um dos mais respeitados intelectuais e pesquisadores do Seridó. Graduado em Ciências Econômicas e Pedagogia, dedicou grande parte de sua vida à educação, tendo atuado como docente em diversas instituições de ensino, entre elas o Colégio Diocesano Seridoense (CDS), o Instituto Cardeal Eugênio Sales (ICES) e o Centro Educacional José Augusto (CEJA), além de outras escolas do Rio Grande do Norte.
Além de sua marcante trajetória no magistério, Adauto Guerra é reconhecido como pesquisador e escritor, com publicações e artigos que tratam da História do Seridó, divulgados em jornais de Caicó e Natal ao longo de várias décadas. Seu trabalho tem sido fundamental para o registro, a valorização e a preservação da identidade cultural e histórica da região.
Durante a solenidade, foi exposto vídeo em homenagem ao docente, seguido da entrega da Moção de Parabéns pelo seu natalício de 80 anos.
O autor da propositura, vereador Andinho Duarte, frisou em seu pronunciamento a importância de reconhecer o legado do homenageado: “É um momento de muito júbilo, de muita alegria para prestar homenagem ao senhor Adauto Guerra, que tanto tem serviço prestado a Caicó durante todo o seu legado na educação, na história, na cultura.”
Adauto Guerra agradeceu pela lembrança e pela homenagem recebida: “O sentimento é de prazer por estar resgatando histórias da vida passada. Eu tenho o prazer de trazer à tona histórias que aparentemente estavam desaparecidas. Fico feliz, também, pelo reconhecimento, e me sinto lisonjeado pelo convite que me foi feito e por toda esta organização. Eu me sinto lisonjeado por ter sido lembrado.”
A Câmara Municipal de Caicó, por meio dessa homenagem, reafirma seu compromisso em valorizar os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento cultural e histórico do município e da região do Seridó, perpetuando o legado de nomes que marcam a história local.
