O SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta) enviou ofícios ao secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, e ao chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, em resposta ao adiantamento de 40% do décimo terceiro realizado pelo Governo do Estado para os servidores ativos de órgãos com recursos próprios, efetuado em 10 de julho. No documento, o sindicato destacou a necessidade urgente de que todos os servidores, sejam ativos, aposentados ou pensionistas, também recebam esse adiantamento.
Ao cobrar o pagamento dos 40% para todos os servidores, o SINAI destaca a necessidade de justiça e isonomia no tratamento dos funcionários públicos estaduais. A entidade também entende que muitos servidores enfrentam dificuldades financeiras significativas, e antecipar parte da gratificação natalina pode proporcionar um alívio financeiro.
Além de reivindicar a equiparação no benefício entre os diferentes grupos de servidores, o Sindicato cobra o governo para que seja definida uma data de quitação dos 40%, assegurando que todos que têm direito ao benefício possam contar com essa antecipação da mesma forma como ocorreu com os servidores de órgãos com recursos próprios.