Social Lab completa um ano fortalecendo a cultura inovadora na Uern

Fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Social Lab completa um ano de atividades no Campus Mossoró, incentivando e fortalecendo a cultura inovadora na Universidade. O marco representa o compromisso conjunto com a promoção de negócios de impacto e o avanço da inovação em prol do desenvolvimento sustentável.

O espaço está instalado no bloco da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem). Social Lab é um espaço dedicado a estimular o empreendedorismo social e o desenvolvimento de novos negócios de impacto, com um foco especial no protagonismo jovem universitário.

Ao longo do ano, Social Lab foi palco de reuniões com empresas incubadas, empresas juniores e Ecossistema Local de Inovação; internacionalização da pesquisa e inovação na agricultura sustentável, oportunidades e desafios da residência tecnológica Brasil-China no bioma caatinga em Apodi (RN); encontros, cursos, oficinas, treinamentos, entre outras iniciativas.

“O objetivo do Social Lab é transformar ideias inovadoras em soluções concretas para desafios socioambientais, promovendo uma cultura de inovação e sustentabilidade”, avalia a diretora da Agência Uern Inova, Priscila Felipe. E com as ações desenvolvidas desde a sua instalação, o espaço tem cumprido com essa proposta.

O foco principal das atividades é empoderar jovens universitários a se tornarem líderes de mudança, fornecendo as ferramentas, recursos e redes necessárias para criar soluções inovadoras que gerem impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Além disso, o espaço busca impulsionar empreendimentos que não apenas prosperem economicamente, mas que também contribuam positivamente para a sociedade e o meio ambiente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A colaboração entre a Universidade e o Sebrae é movida pela convicção de que a inovação é um catalisador essencial para o progresso socioeconômico. O Lab Social surge como resposta aos desafios contemporâneos, oferecendo um espaço que conecta o conhecimento acadêmico à expertise prática do Sebrae, promovendo assim soluções inovadoras e socialmente responsáveis”, destaca Priscila Felipe.

Primeiro Social Lab em uma universidade pública do Brasil

O espaço instalado na Uern é o primeiro laboratório de negócios de impacto social (Social Lab) em uma universidade pública do Brasil. O equipamento tem o intuito de fomentar o empreendedorismo social por meio do estímulo às ideias inovadoras e ao desenvolvimento de soluções para problemas socioambientais.

Além de estudantes, professores e servidores, o Lab Social acolhe empreendedores visionários, pesquisadores dedicados e agentes de mudança comprometidos com a criação de negócios sustentáveis e socialmente impactantes. O espaço é destinado a todos aqueles que compartilham a visão de transformar ideias em ações concretas, impulsionando a inovação com propósito.

O espaço é referência no país, não só pelo pioneirismo, mas também pela contribuição que terá no fomento ao empreendedorismo social e geração de negócios de impacto.

Principais atividades realizadas no Social Lab desde a sua inauguração
– Reuniões com empresas incubadas
– Reunião com os pesquisadores da China
– Internacionalização da pesquisa e inovação na agricultura sustentável, oportunidades e desafios da residência tecnológica Brasil-China no bioma caatinga em Apodi – RN
– Reuniões das Empresas Juniores da UERN
– Feira do Empreendedor Universitário
– Reunião do Ecossistema Local de Inovação
– Ações do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Agente de Desenvolvimento Cooperativista
– Capacitação das Iniciativas Juniores da UERN
– Mentoria e suporte de negócios de impacto
– Oficinas, cursos e treinamentos
– Projeto Quixeré Criativo
– Curso de Empreendedorismo Inovador para a terceira idade/UERN 60+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *