O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte completa nesta quarta-feira (20) 67 anos de existência. A data registra o encaminhamento do Projeto de Lei para criação do TCE, em 20 de novembro de 1957, iniciativa do então governador Dinarte Mariz.
“Registrar e comemorar os 67 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte é mais que um registro cronológico. É a celebração de uma instituição que evoluiu e se modernizou para atuar com higidez e independência em prol da boa governança e de políticas públicas efetivas”, celebra o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, ao tempo em que parabeniza a instituição em nome dos membros e servidores.
A instalação do TCE, no entanto, se deu oficialmente em 12 de janeiro de 1961. A primeira composição contava com sete ministros: Vicente da Mota Neto (presidente), Oscar Nogueira Fernandes, José Borges Montenegro, Lindalva Torquato Fernandes, Aldo Medeiros, Morton Mariz, Romildo Gurgel e como Procurador Geral do TCE, Múcio Vilar Ribeiro Dantas.