A Uern realizou, na tarde desta terça-feira (2), a solenidade de certificação do Programa UERN 60+ 2025.2 em Natal. Ao todo, 55 pessoas idosas receberam certificados de conclusão dos cursos de extensão Desafios do Alto Cuidado 60+, Cidadania e Qualidade de Vida, e Cultura Oceânica, Educação Ambiental e Qualidade de Vida 60+, ofertados pela Escola de Extensão da Uern (Educa) em parceria com o Departamento de Turismo.
A reitora Cicília Maia destacou o crescimento do programa Uern 60+, que reafirma o papel da universidade na formação ao longo da vida e na defesa dos direitos da pessoa idosa. “O Uern 60+ começou com uma turma de 30 estudantes e hoje reúne mais de 500 participantes. Esse crescimento mostra a força social do programa, que transforma vidas, amplia horizontes e reafirma a universidade como espaço de pertencimento, inclusão e aprendizagem ao longo da vida”, afirmou.
Participaram da mesa diretora da solenidade o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan; a vice-diretora da Uern Natal, Profa. Dra. Bartira Paraguaçu; Prof. Dr. Saulo Gomes, diretor de Educação e Ações Comunitarias da Uern, e Profa. Dra. Irene van den Berg, diretora da Escola de Extensão da Uern, além da deputada estadual Divaneide Basílio.
Ao longo do semestre, os participantes do Programa participaram de ações de educação digital e ambiental, empreendedorismo, saúde, cidadania e direitos da pessoa idosa, por meio de iniciativas lúdicas e culturais, oficinas, jogos educativos, atividades de bem-estar, socialização, práticas esportivas, momentos culturais e visitas guiadas. As turmas contaram ainda com o apoio de estudantes bolsistas e voluntários, que auxiliaram na condução das vivências.
O orador da turma, Ozório Paiva Filho resumiu a experiência ao afirmar que os cursos ajudaram a enfrentar o isolamento e a rotina restrita ao espaço doméstico. “Somos vitoriosos por termos sobrevivido aos exercícios físicos, praticados nas aulas lúdicas e em casa, que resgataram nosso vigor e nos proporcionaram momentos de alegrias pelas trocas de energia e brincadeiras entre nós”, disse, ao agradecer aos professores e à universidade pela oportunidade.
A programação incluiu apresentação cultural da turma, entrega simbólica dos certificados e homenagem aos docentes, técnicos e parceiros institucionais envolvidos no UERN 60+.
