Estudantes da Escola Estadual Abel Freire Coelho e do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev) receberam na tarde de hoje, 02, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), os certificados da primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Agente de Desenvolvimento Cooperativista.
A solenidade, realizada no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), reuniu 20 formandos(as), familiares, amigos(as) e professores(as) e técnicos(as) da Universidade.
Falando em nome da turma, a estudante Laura Soares, do Ceipev, agradeceu à Uern e professores pela oportunidade e parabenizou os(as) colegas pela conquista.
“Estamos concluindo esse curso, dando um passo para a nossa jornada no mercado de trabalho, que, com certeza, usaremos muito do que aprendemos. Somos muito grátis à Uern por nos proporcionar esse curso, à coordenação do nosso curso, por ter dado todo o suporte nos momentos necessários. Somos muito gratos”, discursou.
Mencionando coragem, determinação e o propósito do curso de formar agentes de transformação, a reitora Cicília Maia ressaltou a importância da educação e o peso em que os(as) agora formados(as) carregam com uma formação proporcionada pela Uern.
“Então, vocês, hoje, levam para casa um certificado de agente de desenvolvimento cooperativista, mas vocês levam muito mais que isso. Vocês já levam a coragem, a determinação e sabem que podem fazer a diferença com aquilo que vocês aprenderam durante todo o curso. Claro, a gente não pode jamais esquecer que os desafios existem, mas agora vocês têm elementos suficientes para superar cada desafio e cada obstáculo que aparecer. Então, acredito que é isso que uma universidade socialmente referenciada quer deixar como saber, como conhecimento para cada um de vocês. Então, vocês possam, a partir de então, também serem multiplicadores de tudo isso que vocês aprenderam”, destacou.
A titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professora Fernanda Abreu, parabenizou os(as) concluintes.
“Obrigada a todos que proporcionaram e acreditaram que esse momento chegaria. Ele não é só um ritual. Vestir uma beca, estar aqui, não é só um ritual. O que importa é a demarcação de um momento futuro, que deixa uma mensagem não só para quem está aqui, mas para quem está ao nosso lado e para quem virá depois de nós. Sucesso!”, desejou.
Yara Gomes, representando a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), enquanto egressa das duas escolas, se sentiu representada na figura dos(as) formandos(as).
“É significativo ver algo que parece ser pequeno, mas que vai trazer uma diferença na vida de vocês, que a gente sabe disso. Então, que vocês aproveitem essa oportunidade e esse seja apenas mais um degrau que vocês estão conquistando. Daqui a pouco estarão todos na universidade, caminhando com os projetos de vocês”, ressaltou.
Capacitação
O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Linha de Fomento da Bolsa Formação (Qualifica Mais), vinculado à Uern, e tem como principal objetivo capacitar estudantes da rede pública estadual para atuarem no fortalecimento do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e sustentável.
A iniciativa procura incentivar o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e sustentável, promovendo transformações positivas nas comunidades atendidas.