Com a sala lotada de professores, técnicos e estudantes, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 08, o Selo ODS de Educação 2025, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Este selo é uma certificação concedida a instituições de ensino que demonstram compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A Uern, empenhada e comprometida com uma educação de qualidade e gratuita para todos, teve 47 projetos certificados com o Selo ODS em 2024, e a expectativa é de ampliar ainda mais suas ações, em consonância com os objetivos da ONU. “Este ano o Brasil vai receber a COP30, onde todos os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil. Então também é uma oportunidade de dialogarmos sobre essa temática das mudanças climáticas tão importante para o nosso Nordeste e para o nosso Rio Grande do Norte”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia, reforçando a importância de discutir esse assunto dentro da Universidade e levar esse debate para a sociedade.
A Assessora de Governança e Transparência da Uern, Jéssica Figueiredo, agradeceu o empenho de cada um dos coordenadores que submeteram seus projetos ao Selo. “Eu queria agradecer a toda comunidade acadêmica que tem abraçado o selo. Não é fácil a gente chegar lá, a gente sabe que é um processo que parece simples, mas não é. Então minha palavra é só de gratidão à gestão da Universidade e a vocês que fazem com que a gente consiga mostrar um pouco do que a Uern faz”, disse Jéssica.

O lançamento contou com a presença da Coordenadora Nacional do Selo ODS Educação, Dra. Carina Giunco, que falou sobre a Agenda 2030 e os impactos dos projetos desenvolvidos pelas universidades na sociedade. “Quando a Universidade assume esse compromisso com selo, ela também está assumindo um compromisso de estimular toda a comunidade acadêmica a alinhar os seus projetos aos objetivos de desenvolvimento sustentável. E quando isso é feito, a gente consegue ter mais pertencimento e observar uma melhoria dos indicadores da cidade, do Estado, do Brasil, e a gente vai mostrar isso aí para o mundo”, disse Dra. Carina Giunco.
A reitora Cicília Maia destacou o grande potencial que nossa região possui de produção de conhecimento e, por isso, a possibilidade de desenvolver inúmeros projetos alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Com a presença de Dra. Carina Giunco, os participantes puderam receber orientações e esclarecer dúvidas sobre a submissão de novos projetos. “Esse momento junto aos professores é muito importante porque são eles que colocam os projetos na plataforma para serem certificados e eles têm às vezes dúvidas se seus projetos realmente estão sendo um propulsor da Agenda 2030 no território. Então, esse é um momento que a gente pode aproveitar para tirar dúvidas”, comentou Dra. Carina.
O Selo ODS de educação reconhece e valoriza iniciativas educacionais que promovem a transformação social e a formação de cidadãos conscientes, alinhadas aos 17 objetivos e 169 metas da Agenda 2030. O prazo máximo para submissão de projetos no Selo ODS Educação segue até 1° de setembro de 2025.