Caicó: UFRN apresenta concerto da Orquestra de Meninas Aldo Parisot

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) apresenta neste sábado, 13, o concerto de estreia da Orquestra de Meninas Aldo Parisot.  O evento, com entrada gratuita, começou às 18h, no Auditório Onofre Lopes, e marca a primeira apresentação do grupo em Natal. São 23 meninas de 10 a 16 anos de idade, moradoras do município de Caicó, no Seridó Potiguar. O espetáculo reúne repertórios nacionais dos compositores Alexandre Schubert e Carlos Cruz, além de clássicos dos Beatles.

Nesta sexta-feira, 12, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, fez uma visita surpresa às integrantes da Orquestra de Meninas Aldo Parisot, durante o ensaio na EMUFRN. O gestor, que também é aluno de violoncelo, parabenizou pela evolução do grupo e desejou sucesso na apresentação do sábado. “A UFRN tem muito orgulho desse trabalho, que promove a inclusão social e transforma a vida de jovens por meio da música e da cultura”, comemorou.

O concerto conta com a regência de Marina Barnabé, aluna do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UFRN). O coordenador do projeto,  professor Fábio Presgrave, explica que a orquestra já realizou apresentações públicas, como o concerto de encerramento em dezembro de 2024, realizado em frente à Catedral de Santana, em Caicó, mas a estreia em Natal é um reconhecimento do sucesso do grupo, que traz a educação e o talento do Seridó para um dos principais palcos culturais da capital.

Sobre o projeto Aldo Parisot

O projeto Aldo Parisot oferece ensino sistemático e gratuito de violino, viola e violoncelo para meninas da rede pública em municípios do Seridó Potiguar. A orquestra foi criada em 2022, a partir de uma parceria da EMUFRN com o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).  Este ano, as atividades chegaram ao polo Currais Novos, em parceria com a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN).

A iniciativa, que já formou mais de 100 jovens, combina práticas individuais e orquestrais, para desenvolver habilidades técnicas, e promove a inclusão e o protagonismo feminino na música, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – igualdade de gênero.  Atualmente, uma equipe de pesquisadores da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) está responsável pelo treinamento e  desenvolvimento musical das meninas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *