UFRN faz parceria com município para criação de Escola de Cerâmica

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu o prefeito de São Gonçalo do Amarante (SGA), Jaime Calado, na tarde desta segunda-feira, 7, para assinatura de Acordo de Cooperação para criação e implantação de uma escola de cerâmica artística no município. A iniciativa surgiu a partir de uma atividade de extensão, coordenada pelo professor Carlos Alberto Paskocimas, do Departamento de Engenharias de Materiais, e desenvolvida junto à Associação de Artesãs de Massaranduba desde 2023.

De acordo com o secretário de Cultura de SGM,  Gleydson de Almeida, a obra de construção da escola já foi iniciada. Quando estiver funcionando, serão oferecidos cursos de qualificação e de treinamento. Existe ainda a expectativa de criação de um Curso Técnico em Cerâmica, de longa duração, nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio. “Esses cursos vão garantir que as novas gerações deem continuidade a essa tradição, sem perder as características culturais, mas melhorando a qualidade técnica, com produtos mais resistentes”, explicou Paskocimas.

Jaime Calado destacou a contribuição que a UFRN tem dado ao município ao longo dos anos e a expectativa para o funcionamento da escola voltada a um dos setores mais importantes da economia local, o artesanato. “A universidade é uma luz que ilumina esse estado. O Rio Grande do Norte é outro depois da UFRN. Essa nova escola vai elevar a nossa produção em cerâmica para outro patamar e São Gonçalo do Amarante está à disposição para receber ainda muito mais ações da UFRN nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, comemorou o prefeito.

O reitor parabenizou e agradeceu aos docentes e discentes envolvidos no trabalho, à pró-reitoria de Extensão (Proex) e aos servidores da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que atuaram para tornar o ambiente propício à materialização do projeto. “Essa relação com a sociedade é um dos pilares de qualidade que a UFRN busca. Com essa parceria, a Universidade vai poder contribuir com os artistas do município levando conhecimento técnico voltado a materiais, para que possam conquistar novos mercados e desenvolver ainda mais aquilo que eles já fazem com tanto talento”, concluiu.

Participaram da reunião o pró-reitor da Proex, Graco Aurélio Viana; pró-reitor adjunto da Proex, Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho; o professor João José Melo dos Santos; o coordenador Nelson Coelho Silva; as representantes das artesãs de SGA, Regilene Paiva e Maria Áurea; e Italya Honorato de Morais, integrante da secretaria de Cultura de SGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *