O Polo Caicó da Universidade Potiguar (UnP), integrante do ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, está desenvolvendo um projeto de pesquisa focado no impacto dos exercícios aeróbicos no controle da glicemia em pacientes diagnosticados com diabetes.
Intitulado “Efeito do Exercício Aeróbico no Controle da Glicemia Sanguínea e Sensibilidade à Insulina em Indivíduos com Diabetes Melito Tipo 1 e Tipo 2”, o estudo desenvolvido pelo profissional de educação física, o professor José Francisco da Silva, visa compreender melhor a relação entre exercício físico e saúde metabólica, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos afetados pela condição.
Nessa perspectiva, o projeto busca voluntários interessados em participar de um programa de treinamento aeróbico, além de testes regulares de glicemia e resistência à insulina.
Para participar, é necessário ter diagnóstico de diabetes tipo 1 ou tipo 2, com idade entre 18 e 45 anos. Os interessados podem entrar em contato no WhatsApp (84) 99698-1343. Todas as atividades acontecem durante três dias da semana e são realizadas na UnP Caicó, localizada na Rua Tonheca Dantas, 255, bairro Penedo.
Sobre a doença
A diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes em todo o mundo, afetando milhões de pessoas em todas as faixas etárias. O controle da glicemia é fundamental para prevenir complicações graves associadas à doença e entre as várias estratégias de controle, os exercícios físicos têm demonstrado eficazes na regulação dos níveis de glicose no sangue.
“Através desse projeto de pesquisa, esperamos entender que um programa regular de exercício aeróbico possa representar um meio positivo e alternativo, não medicamentoso, de controle e tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2”, afirma o docente da UnP, José Francisco da Silva.