Os 133 cardeais reunidos em Conclave no Vaticano acabam de eleger um novo Papa, como indica a fumaça branca que saiu da chaminé colocada sobre a Capela Sistina.
O sucessor de Francisco, falecido a 21 de abril, foi eleito no segundo dia da reunião eleitoral iniciada esta quarta-feira, após três sessões de votos: uma na tarde de 7 de maio, uma na manhã de hoje e outra ao final da tarde.
Os sinos da Basílica de São Pedro acompanharam a ‘fumata’, ao som das palmas das pessoas que enchem a Praça de São Pedro, à espera do anúncio ‘habemus Papam’.
Em 2013, o Papa Francisco apareceu na varanda da Basílica de São Pedro pelas 20h22 locais, uma hora e 15 minutos depois do fumo branco. O eleito pelos cardeais no Conclave que se iniciou na quarta-feira vai surgir perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
Desde 2013, o Conclave tem uma novidade relativamente aos seus atos finais: após a eleição, há um momento de oração e o novo Papa vai rezar em privado, na Capela Paulina, antes de saudar os fiéis.