Um enorme vazamento de dados expôs milhares de informações de usuários do serviço de email do Google – Gmail. O caso aconteceu em abril, mas só veio a tona nesta semana.
Segundo o especialista australiano em cibersegurança Troy Hunt, responsável por divulgar o incidente, o volume total de dados comprometidos chega a 3,5 terabytes. Além disso, para ele, aproximadamente 180 milhões de endereços de email e senhas foram expostos no mundo todo.
Entre as informações vazadas estão endereços de e-mail, senhas e os sites onde esses dados foram registrados. As contas podem ter sido comprometidas por um malware, que seria um programa criado para roubar dados de usuários e enviá-los posteriormente a hackers.
Como saber se sua conta foi afetada?
O Have I Been Pwned (HIBP) é um site totalmente voltado para vazamentos de dados. Ele foi criado justamente para avisar usuários se seus e-mails, senhas ou outras informações pessoais apareceram em algum vazamento conhecido. Esse é um dos meios de descobrir.
Você digita seu endereço de e-mail no site. O sistema verifica se esse e-mail aparece em bancos de dados vazados (ou seja, listas de contas e senhas que foram expostas na internet).
Se houver registro, o site mostra em quais vazamentos suas informações foram encontradas e em que data isso aconteceu.
E se os meus dados foram vazados?
Caso isso aconteça, a recomendação é a troca de senha das contas afetadas e de qualquer outro serviço onde use a mesma combinação. Além disso, ative a verificação em duas etapas para aumentar a segurança e fique atento as atividades suspeitas, como tentativas de login ou mensagens estranhas.
