Vendas do comércio do Rio Grande do Norte têm a maior alta do Brasil em agosto

O índice de volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte obteve o maior percentual em agosto. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual registrado no oitavo mês de 2025 cresceu 2,6% em relação ao mês de julho.

Segundo a PMC, o crescimento das vendas foi acompanhado pelo aumento da receita nominal, que chegou a 2,9% no período, maior índice nacional. Em relação a agosto passado, o crescimento da receita foi de 12,7%.

A Pesquisa Mensal do Comércio investiga o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil, acompanhando, mês a mês, a evolução do volume de vendas e da receita nominal no setor. Os resultados da PMC são utilizados por órgãos governamentais, empresas e instituições financeiras para análise de conjuntura e tomada de decisão. As estatísticas da pesquisa abrangem diferentes segmentos do varejo, além do chamado comércio ampliado.

Ainda de acordo com o levantamento, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 2,2% e a receita nominal aumentou 2,3% em agosto em relação ao mês anterior.

No segmento, as lideranças em crescimento de volume de vendas ficaram com Goiás (4,8%) e Maranhão (2,3%). No ranking nacional, o RN compartilhou o terceiro lugar com Roraima (2,2%). Os indicadores consideram ajuste sazonal.

No acumulado no ano, o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 3,1% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior, e a receita nominal cresceu 8,7% no mesmo período. Já a variação acumulada em 12 meses foi de 3,5% para vendas e 9,0% para receita.

O comércio varejista ampliado também registrou altas. A variação acumulada no ano foi de 1,9% para volume de vendas e 8,0% para receita nominal em agosto, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, o volume de vendas do segmento cresceu 3,5%, acompanhado por um crescimento de 9,1% em receita nominal.

BRASIL

No Brasil, as vendas do comércio variaram 0,2% em agosto, na comparação com julho, interrompendo sequência de quatro resultados negativos. Em relação a agosto de 2024, o resultado positivo (0,4%) é o quinto consecutivo. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,6%.

O acumulado em 12 meses foi de 2,2%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024, apesar de ser o 35º resultado positivo do varejo nesta comparação: o último mês a registrar um resultado negativo foi setembro de 2022 (-0,7%).

 

VOLUME DE VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA EM AGOSTO/2025

RIO GRANDE DO NORTE: +2,6%

MARANHÃO: +2,5%

PARAÍBA: +1,9%

CEARÁ: +1,5%

RIO GRANDE DO SUL: +1,0%

ALAGOAS: +0,8%

BAHIA: +0,8%

RIO DE JANEIRO: +0,7%

DISTRITO FEDERAL: +0,6%

ACRE: +0,4%

PARANÁ: +0,4%

SANTA CATARINA: +0,3%

MATO GROSSO DO SUL: +0,3%

PARÁ: +0,2%

BRASIL: +0,2%

SERGIPE: +0,2%

GOIÁS: +0,1%

PIAUÍ: -0,2%

SÃO PAULO: -0,3%

AMAZONAS: -0,3%

PERNAMBUCO: -0,4%

MINAS GERAIS: -0,6%

TOCANTINS: -0,6%

MATO GROSSO: -0,6%

ESPÍRITO SANTO: -1,2%

RORAIMA: -1,2%

RONDÔNIA: -1,5%

AMAPÁ: -4,3%

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal do Comércio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *