Estudantes do curso de Nutrição do Polo Caícó da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, participaram da produção de laticínios na Queijaria Dona Gertrudes. O negócio é conhecido pelos seus tradicionais queijos e doce de leite, representando um importante patrimônio gastronômico regional.
A visita guiada proporcionou aos futuros nutricionistas uma imersão completa no processo de produção, desde a meticulosa seleção dos ingredientes até a embalagem final dos produtos.
Sob a supervisão de especialistas da fábrica, os graduandos absorveram conhecimentos sobre as técnicas tanto tradicionais quanto modernas empregadas na fabricação dos laticínios característicos da culinária local de Caicó.
“A Queijaria Dona Gertrudes é tradicional em Caicó e referência no estado com uma produção em larga escala e com produtos premiados. Nossos alunos puderam ver de perto como os conceitos teóricos, que aprendem em sala de aula, se traduzem na prática, como manejo dos alimentos até o final de sua produção”, afirma a professora Valéria Mariz, responsável pela Unidade Curricular Tecnologia de Laticínios.