Nesta sexta-feira(30), o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e seu vice, Toinho Santiago, se reuniram com representantes do grupo Corujas do Seridó e do projeto Arte Com Aconchego, compostos por mães atípicas que defendem políticas públicas voltadas para autistas e a inclusão social de suas crianças. Durante o encontro, os candidatos à reeleição entregaram o Plano de Governo para os próximos anos, reafirmando o compromisso de fortalecer as referidas causas na cidade.
O grupo Corujas do Seridó tem se destacado na defesa de direitos e na luta por políticas públicas específicas para autistas, enquanto o projeto Arte Com Aconchego, atua no acolhimento e apoio emocional das mães que enfrentam os desafios diários de criar filhos com necessidades especiais.
No encontro, o Dr. Tadeu destacou a importância dessas iniciativas e se comprometeu a ampliar o diálogo com as famílias de crianças atípicas, visando à implementação de ações que promovam a inclusão, acessibilidade e suporte adequado.
As mães presentes no encontro, ressaltaram a relevância do apoio da gestão pública para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à saúde, educação e assistência social. Elas agradeceram a oportunidade de discutir diretamente com os candidatos às demandas e necessidades da comunidade atípica de Caicó.
Ao longo da gestão do Dr. Tadeu e Toinho Santiago, foram implementadas diversas ações que beneficiam crianças atípicas atendidas na rede municipal de educação. Uma delas foi a criação do Centro de Referência e Apoio às Aprendizagens – CERAP, que já está funcionando. A perspectiva é ampliar o serviço que oferece o trabalho integrado e multidisciplinar dos serviços de Psicologia Educacional, Assistência Social e Psicopedagogia. Nas escolas que já passaram por reforma, foi implementada a acessibilidade.
A Prefeitura de Caicó, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, entregaram equipamentos que irão facilitar o aprendizado de crianças com deficiência visual que estudam na rede pública municipal. Foram 3 Scanners com voz Sara-PC (adquiridos pela Prefeitura) e 3 notebooks (adquiridos pelo MPRN). As crianças estudam nas escolas municipais Maria Leonor Cavalcante e Irmã Maria Assunta Vieira.