Abril das Artes movimenta Casas de Cultura Popular em todo o Rio Grande do Norte

No mês de aniversário da Fundação José Augusto e na data em que se celebra o Dia Estadual do Teatro, a autarquia estadual que administra mais de 50 equipamentos culturais e artísticos culturais anuncia a programação especial Abril das Artes, a ser realizada na sede da FJA e nas Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte até o dia 30 de abril. Nesta sexta-feira, às 9h, na Galeria Newton Navarro, ocorrerá a abertura do I Salão de Artesanias Macaibenses, que dá início ao conjunto de atividades que celebra a diversidade cultural potiguar.

Estão programadas exposições de artes visuais, fotografia e artesanato, que ocorrem simultaneamente em mais de 15 municípios do Estado. “A iniciativa evidencia o papel das Casas de Cultura como polos de produção, circulação e valorização da arte e do patrimônio regional”, destacou Gilson Matias, diretor da Fundação José Augusto

Na sede da FJA, o I Salão Artesanias Macaibenses reúne 20 artesãs e artesãos macaibenses em uma mostra com curadoria do mestre Aldo Rodrigues, destacando tipologias como argila, madeira, metal, pintura e tecido. A produção é da Casa de Cultura de Macaíba Palácio Nair Mesquita. Os trabalhos estão disponíveis para venda.

Já em Goianinha, o grupo Arte e Movimento apresenta Cores em Sintonia, uma celebração da trajetória coletiva de artistas locais. Destaque também para exposições que abordam temas de identidade e ancestralidade em Caicó, como “África, o nosso ancestral negro”, com curadoria de Lydia Brasileira; “Quando a pele incendeia a memória”, de Ângela Almeida, sobre a obra do fotógrafo José Ezelino; e a homenagem ao poeta Chico Mota, de Dodora Medeiros e Djalma Mota, no centenário de nascimento do menestrel do Seridó.

Em Parelhas, o fotógrafo Hugo Macedo convida o público a um mergulho no sertão potiguar com “Seridó Rural”, enquanto em Santa Cruz a mostra “Personagens Santacruzenses” valoriza a história viva da cidade por meio de retratos e biografias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *