No dia 26 de julho de 2024, quando acontecerá o desfile da abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, na França, a delegação de atletas brasileiros, que poderá chegar a 300 pessoas, vai vestir peças bordadas pelas bordadeiras da cidade de Timbaúba dos Batistas, no interior do Rio Grande do Norte. Uma parceria com o Insituto Riachuelo e os esforços do prefeito da cidade, Ivanildinho Albuquerque, viabilizou a produção.
Nem os 7 mil quilômetros que separam a terra do bordado da capital da França, vai impedir a emoção dessas mulheres que, literalmente, ponto a ponto, unem a esperança de levar o Brasil ao podium usando o que a região do Seridó tem de mais precioso: o talento de sua gente.
As peças são todas feitas com matéria-prima reciclada. Saia branca para as mulheres, calça branca para os homens. Camisetas nas cores da bandeira brasileira e jaquetas jeans, com os bordados artesanais nas costas. Oitenta bordadeiras trabalham na produção das peças.
O desfile, ao contrário do que costuma-se ver em aberturas de Olimpíadas, não será em estádio, mas pelo famoso Rio Sena. Os atletas estarão em barcos, com espectadores às margens e milhões de pessoas assistindo em todo o mundo.