Escola de Ciências Médicas capacita profissionais da saúde no enfrentamento ao câncer cervical

Terceiro câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, o câncer cervical (ou do colo do útero) contabiliza números desafiadores para as autoridades da saúde pública. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados cerca de 17 mil novos casos a cada ano do triênio 2023-2025. Como parte dos esforços para a prevenção e o enfrentamento da doença, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) promoveu o curso Exame ginecológico no contexto da Atenção Primária à Saúde com uso do colposcópio.

Participaram da capacitação, realizada nos dias 10 e 11 de abril, médicos e enfermeiros da rede de saúde de Caicó e região, bem como pesquisadores da UFRN e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O curso teve caráter teórico-prático e proporcionou o contato direto com o uso do colposcópio, instrumento que amplia a capacidade diagnóstica da Atenção Primária à Saúde (APS) e possibilita a detecção precoce de lesões precursoras do câncer do colo do útero.

Entre os tópicos abordados no curso estão temas essenciais ao enfrentamento do câncer cervical, enfatizando ações de prevenção, rastreamento e detecção precoce da doença. Os participantes foram atualizados sobre boas práticas na realização de exames ginecológicos e na coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau). Também foram apresentados a inovações recentes como a coleta de DNA-HPV e o uso de imagens de colposcopia como ferramentas de apoio ao rastreamento e diagnóstico oportuno.

A iniciativa é liderada por Diego Bonfada e conta com a coordenação adjunta de Ana Carina Rolim, ambos professores e pesquisadores da EMCM. Para a docente, a atividade, ao integrar extensão e pesquisa, reafirma o posto da instituição como um elemento importante do enfrentamento ao câncer por meio da multiplicação do conhecimento acerca do tema na região do Seridó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *