Monsenhor Flávio é homenageado pela Aeronáutica na embaixada brasileira em Roma

O cônego da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Monsenhor Flávio Medeiros, natural de Acari, foi homenageado nesta sexta-feira (31) com a Medalha do Mérito Santos Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira. A cerimônia aconteceu na Embaixada do Brasil na Itália, em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, reunindo autoridades, religiosos e brasileiros residentes em Roma.

Emocionado, Monsenhor Flávio relembrou sua infância no Seridó e expressou gratidão pela honraria:

“Tive um sentimento muito profundo ao receber esta medalha, o Mérito da Aeronáutica Brasileira, concedida pelo Comandante-Maior da Aeronáutica. Lembrei-me do tempo de criança e adolescente, quando, como coroinha na Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, subíamos às torres da igreja e víamos, de vez em quando, caças da Aeronáutica e outros aviões cortando os céus do Seridó. Ficávamos encantados com aquele espetáculo. Hoje, ao receber esta honraria, recordo com emoção aqueles dias e me sinto profundamente lisonjeado e grato. É uma alegria imensa partilhar este momento com vocês, meus conterrâneos, aqui em Roma.”

O Coronel Aviador Da Cas, responsável pela entrega da comenda, destacou a importância da homenagem:

“O Monsenhor Flávio é uma figura importante para a Força Aérea Brasileira aqui em Roma. Para mim, esta homenagem tem um significado ainda mais especial, pois minha esposa é potiguar, do Rio Grande do Norte. Entregar essa honraria a um conterrâneo dela é uma grande alegria e uma honra imensa. Só tenho a agradecer por todo o trabalho e pelo exemplo de fé e dedicação que ele representa.”

Além de Monsenhor Flávio, também foram homenageados o Padre Antonio Brum Hofmeister, chefe do Departamento da Sessão de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Santa Sé, e o Monsenhor Bruno Lins, do Protocolo da Secretaria de Estado de Sua Santidade (representado pelo Pe. Marcus Vinícius Brito).

A cerimônia contou ainda com a presença do Padre Fabiano Dantas e do Padre Valdir Cândido de Morais, reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, além dos primos de Monsenhor Flávio, Ismael Medeiros e Bárbara Medeiros, e dos amigos e jornalistas seridoenses Suerda Medeiros, Robson Bezerra e Ladjany Costa, que prestigiaram o momento de emoção e orgulho para o Seridó em terras italianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *