O Rio Grande do Norte registrou um significativo avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultado de uma série de ações e políticas educacionais implementadas pelo Governo do Rio Grande do Norte nos últimos anos. O crescimento da nota no IDEB, que avalia a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas, reflete o compromisso do Estado em melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes.
O RN registrou, no ensino médio, que é de competência constitucional do Estado, nota de 3,2, um crescimento de 0,4 pontos em relação ao IDEB de 2021, retomando o crescimento que o índice vinha registrando antes da pandemia. Em relação a nota geral, que soma as escolas da rede pública e da iniciativa privada, o RN alcançou 3,7 no IDEB 2023. A variação da rede estadual, de 0,4 pontos, é maior que a variação da soma de todas redes no RN, que foi de 0,3.
“A melhoria da nota do IDEB no Rio Grande do Norte é um reflexo do trabalho árduo e do compromisso de toda a nossa equipe, das escolas, dos professores e, principalmente, dos nossos estudantes. Investimos não apenas em políticas pedagógicas, mas também em uma infraestrutura que acolhe e valoriza o aprendizado. Cada obra realizada, cada escola reformada, faz parte de uma estratégia maior para garantir que nossos alunos tenham um ambiente propício à aprendizagem”, declarou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, após a coletiva do Ministério da Educação, onde foram anunciadas as notas do IDEB, no fim da manhã de hoje (14).
Entre as principais ações que contribuíram para essa melhoria está a formação continuada de professores. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) tem investido na capacitação dos docentes, oferecendo cursos, oficinas e treinamentos que abordam desde metodologias pedagógicas inovadoras, incluindo o uso de tecnologias na sala de aula. “Esse movimento tem sido crucial para garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e proporcionar um ensino de qualidade”, destaca Socorro Batista.